Darwin

"Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças" - Charles Darwin

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Tubarão Azul faz de Português um dos Fotógrafos do Ano

A fotografia do tubarão azul (Prionace glauca) ao largo dos Açores deu ao fotógrafo português Nuno Sá uma menção honrosa na edição de 2011 do prestigiado prémio de fotografia da vida selvagem, com a imagem “Racing blue” na categoria «The Underwater World».
Foto premiada - categoria de Imagem Subaquática.
Esta fotografia estará no Museu de História Natural e da Ciência em Lisboa de 29 de Setembro a 30 de Dezembro de 2011
(Fonte: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=51593&op=all)
  
Julga-se que o tubarão azul é ainda abundante, apesar de se suspeitar que a sua população se encontra em declínio rápido devido à captura anual de cerca de 20 milhões de exemplares.
Esta espécie de tubarão é das mais comercializadas, especialmente as suas barbatanas. E segundo relatórios da WWF (World Wildlife Fund), é também uma das espécies mais frequentemente capturadas como "bycatch" tanto na pesca de atum como de espadarte, camarão e lulas. O “bycatch” ao provocar o aumento desnecessário da mortalidade de espécies com estas características, afecta a biodiversidade existente nos nossos oceanos, removendo grandes predadores e presas até níveis considerados insustentáveis.

A exposição relativa ao prémio da edição anterior intitulada Veolia Água Fotógrafos da Natureza 2010, encontra-se actualmente em exibição no Museu de História Natural e da Ciência, Universidade de Lisboa. Até 30 de Dezembro, os visitantes podem apreciar as melhores imagens da vida selvagem deste prémio internacional, um dos mais conceituados na área da fotografia da natureza.

Sem comentários:

Enviar um comentário