Darwin

"Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças" - Charles Darwin

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Cogumelos na Matinha de Queluz


Foto tirada na Matinha de Queluz 2010
Caem as primeiras chuvas de Outono e eis que eles surgem… os cogumelos. Companheiros de fadas e bruxas, ingredientes de poções fantásticas, mezinhas terríveis e pratos deliciosos.
A Matinha de Queluz, uma pequena tapada anexa ao palácio de Queluz, preserva ainda uma estimável biodiversidade, onde se destacam os sobreiros não descortiçados, com alguns exemplares de porte considerável e claro... muitos cogumelos. 

O Outono e Primavera são os períodos por excelência para observação de macrofungos, mesmo se dependendo das condições  podem ser observados durante todo o ano.
A designação - macrofungos - que muitos desconhecem, refere-se aos cogumelos, a parte mais vísivel de estruturas reprodutoras dos fungos. É esse pé encimado por um chapéu que melhor conhecemos. Uma estrutura que tem por função a produção e dispersão de esporos, cumprindo entre os macrofungos o papel que as sementes têm nas plantas.  

Foto tirada na Matinha de Queluz 2010

Por entre os caminhos da Matinha, usufruimos de uma caminhada a um ritmo lento e relaxante onde, em simultâneo, numa iniciativa promovida pela Ciência Viva os alunos do 7ºE (2009/10) recolheram dados para o desenvolvimento do Projecto Um Bosque Perto de Si .

Por entre a biodiversidade também podemos agora observar muitos deste organismos.

Foto tirada na Matinha de Queluz 2010

Além da beleza e mistério que os cogumelos emanam, eles são essenciais numa vasta cadeia que se chama Vida. A fotografia pode ser uma forma de os conhecer melhor e de dividires com outros as tuas descobertas e, através das imagens recolhidas contribuires para um maior conhecimento deste património micológico.

Foto tirada na Matinha de Queluz 2010
De formas e cores variadas brotam debaixo da terra em número considerável alindando as nossas florestas.
Para perceber o seu papel no ecossistema ler mais em Cogumelos em Portugal.

(Fonte: http://www.tapadademafra.pt/index.php/noticias/geral/127-cogumelos-veja-os-antes-que-morram.html)

Sem comentários:

Enviar um comentário