Darwin

"Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças" - Charles Darwin

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O Que é um Paleontólogo?

O que é um paleontólogo?

Um paleontólogo é um cientista com formação superior em Geologia (ou em Biologia, ainda que esta seja menos frequente) que estuda os fósseis para investigar como eram os organismos e os ecossistemas do passado da Terra.

Os paleontólogos são cientistas com um gosto muito especial pela Geologia e pela Biologia (pelas Ciências da Natureza em geral), uma vez que, para investigar a Vida do passado da Terra e estudar os seus fósseis, é necessário conhecer bem a geologia dos locais onde estes ocorrem e a biologia dos organismos que lhes deram origem.

Os paleontólogos são os cientistas que estudam paleontologia.


Luís Azevedo Rodrigues, paleontólogo português
(Fonte: http://abrupto.blogspot.com/2006/09/retratos-do-trabalho-na-patagnia.html)

Só é paleontólogo quem quer ser paleontólogo. E querer é poder! Esta não é uma profissão a que se vá parar por acaso, por engano...

Não há muitos paleontólogos em Portugal. Mas há cada vez mais! E nunca é demais sublinhar que, para os bons alunos e os bons profissionais, é sempre possível encontrar uma saída profissional do seu agrado.

Pergunta ao paleontólogo! Ainda tens dúvidas sobre a Paleontologia e a profissão de paleontólogo? Pois bem, então envia as tuas questões ao Professor Carlos Marques (clica aqui) e ele tentará esclarecê-las.

Sem comentários:

Enviar um comentário