Darwin

"Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças" - Charles Darwin

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Mar sonoro, mar sem fundo mar sem fim

Todos nós recebemos aquelas mensagens de email reencaminhadas de amigos e para amigos com os mais diversos assuntos. Uma das últimas que chegou até mim, deu o mote para este post, trazia um filme espectácular e bem elucidativo do poder e acção do mar.


O espanto tomou conta de mim e deixou-me o espírito à solta, a divagar... e quando 'voltei' trouxe comigo uma notícia recentemente divulgada na comunicação social -  Onda de 30 metros surfada na Nazaré por Garret McNamara. Lembro-me de na ocasião se ter feito algum alarido à volta do assunto e de ouvir dizer que o canhão da Nazaré era o responsável por aquela onda gigante.

O Canhão da Nazaré é um acidente geomorfológico raro, o maior da Europa e um dos maiores do Mundo, que consiste numa falha na placa continental com cerca de 170 Km de comprimento e 5Km de profundidade, mesmo em frente à Praia do Norte, que canaliza a ondulação do Oceano Atlântico para esta praia, praticamente sem obstáculos.

Este fenómeno natural consiste numa conjugação perfeita de condições de direcção de ondulação, marés e ventos que proporcionam o empolamento das ondas, fazendo com que, na Praia do Norte, elas cheguem a ter alturas impressionantes. E desta vez, estava lá Garret MCNamara para as surfar.

Ler mais em: http://aeiou.visao.pt/nazare-as-maiores-ondas-da-europa=f582334#ixzz1ehzFqjKU

Sem comentários:

Enviar um comentário