Darwin

"Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças" - Charles Darwin

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Allosaurus: um dinossáurio, dois continentes?

A exposição "Allosaurus: um dinossáurio, dois continentes?", patente no Museu de História Natural até Maio de 2012, leva-nos numa viagem ao tempo do Allosaurus fragilis e partilha com o público um processo de investigação científica ainda em curso.

Uma equipa do Museu Nacional de História Natural escavou e estudou o primeiro Allosaurus fragilis encontrado fora dos Estados Unidos. O Prof. Fernando Barriga e a Profª Liliana Póvoas contam-nos, num curto filme, como tudo se passou. A descoberta teve lugar em Andrés, Santiago de Litém, Pombal, e como acontece muitas vezes na descoberta de fósseis de grandes animais, o achado foi acidental e da responsabilidade de um cidadão local.
Até então este género de dinossáurio apenas era conhecido na América do Norte. A confirmação da presença de Allosaurus fragilis em Portugal constitui um achado surpreendente, mas ainda assim facilmente explicável. No final do Jurássico as terras emersas do Norte da América e da Península Ibérica estavam muito próximas e o Oceano Atlântico não tinha a configuração nem a dimensão que hoje lhe conhecemos, possibilitando assim a livre circulação daqueles e de outros animais.

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência está, também, a organizar um Ciclo de Palestras que irá decorrer entre os dias 9 e 30 de Novembro no auditório Aurélio Quintanilha, nas instalações da antiga Faculdade de Ciências na Rua da Escola Politécnica, em Lisboa. Neste âmbito vamos poder assistir a várias apresentações de paleontólogos e investigadores portugueses tendo como moderadores os Professores Fernado Barriga e Galopim de Carvalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário