Darwin

"Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças" - Charles Darwin

terça-feira, 11 de novembro de 2014

A Evolução das Espécies


Charles Darwin (1809 – 1882), naturalista inglês, foi o criador da Teoria da Evolução das Espécies.
Em 1831, Darwin embarcou no navio Beagle, que tinha como missão dar a volta ao mundo, para conhecer e estudar novas espécies.
Quando, nas ilhas Galápagos, Darwin estava a estudar tentilhões (aves), descobriu que os que habitavam certa ilha tinham características diferentes dos que habitavam outra ilha. A forma do bico dos tentilhões era adaptada ao tipo de alimento disponível em cada ilha.

A observação deste fenómeno foi o ponto de partida para que Darwin formasse a Teoria da Evolução das Espécies, assente em três princípios:

- A elevada capacidade de reprodução dos seres vivos: os casais produziam mais descendentes do que aqueles que iriam atingir a idade adulta;
- A variabilidade da descendência: os descendentes de cada casal são diferentes;
- A actuação da selecção natural: só os descendentes mais adaptados conseguiam sobreviver em dadas condições. Estes descendentes, ao  reproduzirem-se, transmitiam as suas características (diferenças) à sua prole.

Na altura, Darwin não quis apresentar a sua teoria, por saber que contrariava os princípios da época e a doutrina da Igreja, tendo-a publicado somente 23 anos depois da sua visita às Galápagos, no livro “A Origem das Espécies”.


Pesquisa efectuada por Catarina nº6, 8ºC


Sem comentários:

Enviar um comentário