Darwin

"Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças" - Charles Darwin

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Pedreira do Avelino

Entre Sesimbra e o Cabo Espichel, no sítio do Zambujal, a Pedreira do Avelino há muito desactivada, conserva o que resta de um afloramento de calcário no qual ficaram impressos vários trilhos de dinossáurios que aqui viveram há muitos milhões de anos. 


Pedreira do Avelino [in: http://oficina.cienciaviva.pt/~pw011/jazidas/avelino_1.html]
Embora de pequena dimensão (cerca de 20 a 30m), esta jazida, descoberta em 1989 pelo professor Miguel Magalhães Ramalho, do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), exibe pegadas muito bem definidas e conservadas. A sua importância e a de outras duas com este tipo de vestígios, no concelho de Sesimbra - Pedra da Mua e Lagosteiros, justifica que sejam consideradas como geomonumentos a proteger.

Num processo demasiadamente burocrático e lento, que durou quatro anos, este pedido de classificação foi finalmente contemplado através do Decreto nº 20/97, de 7 de Março. Dezasseis anos depois, mercê de dificuldades decorrentes da posse do terreno, a Câmara Municipal de Sesimbra conseguiu, finalmente, colocar a jazida da Pedreira do Avelino à fruição do publico

Sem comentários:

Enviar um comentário