Darwin

"Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças" - Charles Darwin

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

A Vingança de Gaia


Sadly, it's much easier to create a desert than a forest.
- James Lovelock 
Antigo Mar de Aral
James Lovelock, cientista britânico e um dos maiores ambientalistas do mundo, propôs em 1979 uma teoria a que chamou Gaia, nome da deusa grega da Terra. Segundo a teoria de Gaia, a Terra é um organismo vivo que se adapta e modifica de forma a manter as condições necessária à vida.Nos anos seguintes muito se disse em torno deste tema, a ponto se ter escrito uma peça de teatro que acabou por chegar a Portugal num dos canais da TV.Vi e não esqueci. Creio ter então despertado a minha consciência ecológica.Foi assim que nas minhas deambulações em busca de um nome para este Blog, ao fim de tantos anos, me veio à ideia - GAIA.

Mas retornando a James Lovelock...ora, se a teoria de Gaia diz que a Terra se comporta como se estivesse viva, e qualquer coisa viva pode gozar de boa saúde ou adoecer, então é admissível dizer que a Terra pode estar doente. E todos sabemos que há doenças e doenças. Uma simples constipação cura-se por si em alguns dias. Noutros casos, a gravidade pode ser tal que o poder de auto-regulação é insuficiente, acabando o enfermo por sucumbir. Gaia, a Terra viva, está velha e já não tem tantas forças como há uns milhões de anos atrás.

Glaciar Upsala na Patagónia, Argentina.
As fotos mostram o contraste do gelo que derreteu entre 1921 e 2009
Além disso, uma das suas formas de vida, os humanos - animais tribais conflituosos com sonhos de conquista até de outros planetas - tentou governar a terra somente em seu benefício próprio... e agora Gaia reclama vingança! Uma vingança em forma de alterações climáticas. Agora, com o mundo a aquecer e os padrões climáticos a alterarem-se drasticamente, a Terra começa a retaliar.

Será que a Humanidade vai estar incluida nas formas de vida que sobreviverão?


Sem comentários:

Enviar um comentário