Descobri um poema surpreendente na página do facebook de um amigo e colega dos tempos de faculdade. A mistura da ciência à poesia. A prova de que tudo é possível. Partilho-o aqui no blogue.
Geologia, para quem a ama
Vê a mistura da ciência à poesia
Conhecer a Terra, sua essência
Sua estrutura, nosso berço, nossa cama
É como desvendar um grande mistério
Escondido em sua dinâmica e evolução
Entender suas riquezas, fonte de todo minério
E a personalidade de cada formação
É fazer uma grande viagem ao passado
Através de éons, eras e períodos
Reconstituindo em cada fóssil encontrado
A conexão dos elos perdidos!
É a compreensão do poder expresso em sua insígnia:
O fenômeno de um vulcão em pranto
Fazendo gerar a rocha ígnea
Das lágrimas que vêm do manto
E a observação das dobras, fraturas, falhas e do sismo
Frutos de choques na crosta e suas entranhas
Nos fornece a condição do metamorfismo
E a razão das mais belas montanhas
É constatar que apesar de todo processo de destruição
Desagregando as rochas em fragmentos
A natureza promove a reconstrução
Fazendo surgir a rocha de sedimentos
E no cerne deste conhecimento
Procura-se o mapa do tesouro
Trazendo esperança de desenvolvimento
Cravada em ferro, óleo, prata ou ouro
E permite-nos combater a ameaça
Vinda de uma inadequada ocupação
Orientando o homem a prevenir-se da desgraça
Após deslizamentos, abatimentos e erosão
Ah! E sobre a implacável sede contemporânea
Refletida em desertos de areia e osso
A ciência faz jorrar a água subterrânea
Realizando o milagre de um simples poço
Respeitar o planeta Terra
E compreender sua essencialidade
É o ponto de partida
Para a manutenção da vida
Da humanidade
Creio que seja da autoria da Drª Maria Giovana Parizzi
Fonte: Estudando Geologia
Este blogue é destinado a divulgar temas e actividades relacionados com as Ciências Naturais. Dentro e fora da Escola.
Darwin
"Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças" - Charles Darwin
sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
Piada de Geólogo
Graças à parte, conheces o animal que está representado na imagem?
O Tigre-dentes-de-sabre (Smilodon) é um felino extinto que viveu há cerca de 3 milhões de anos. Apesar de comum, esta nomenclatura é incorrecta porque o Smilodon não é um antecessor do tigre nem lhe está directamente associado. Para saberes mais poderás também clicar aqui.
quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
No Passar do Tempo
Indiferente a todas as contrariedades e a quaisquer objectivos traçados o tempo passa e vai encurtando horizontes mas somando sabedoria nas nossas vidas. O ocasional surpreende-nos e as rotinas sucedem-se. É assim que uma vez mais nos preparamos para, em visita de estudo, voltar a sentir o ar fresco e puro e o cheiro da terra na Tapada de Mafra. O corpo acorda todos os sentidos no seio de tamanha envolvência.
As visitas de estudo são sempre bem vindas e do agrado dos alunos. Dos professores também. Afinal são eles que se dão, disponibilizam o seu tempo e empenho tornando possíveis tais actividades.
![]() |
Amanhecer na Tapada de Mafra |
Donos das nossas tarefas e no acompanhar dos tempos vamos preparando e vencendo cada etapa. Os alunos, esses vão contando o tempo que falta.
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
Biodiversidade
As imagens deste filme foram recolhidas ao largo das ilhas Fiji e Tonga e apresentam os ecossistemas marinhos do Pacífico sul: grutas submarinas, recifes de coral coloridos, cardumes enormes de peixes tropicais, tubarões e até baleias, são um bom exemplo dessa variedade.
Há um mundo mágico submerso nas água dos mares e oceanos.... a Biodiversidade. Biodiversidade. A palavra biodiversidade resulta da união do radical Bio = vida, e da palavra diversidade = variedade, conclui-se então que biodiversidade significa variedade de vida.
São imagens muito belas, não é verdade?
Como sabes o desaparecimento de espécies e de áreas naturais está a ocorrer com uma celeridade sem antecedentes em consequência da actividade humana. Deste desaparecimento advêm problemas éticos e a extinção de outras espécies o que representa uma perda irreversível de códigos genéticos únicos que muitas vezes estão ligados ao desenvolvimento de medicamentos, à produção de alimentos e variadas actividades económicas.
O planeta pode ser comparado com um organismo vivo e como tal, a saúde e o equilíbrio apenas se mantêm se cuidarmos dele. Assim como um ser vivo é constituído por diversos órgãos, também a Terra é composta por vários elementos um dos quais a biodiversidade. E como no nosso corpo, basta que um órgão não funcione na perfeição para que nos sintamos doentes. É assim que a Terra se sente. Doente. A biodiversidade está gravemente ameaçada e com ela a sobrevivência do planeta. Pensa nisso.
sábado, 14 de janeiro de 2012
Um Doodle para Nicolaus Steno
Há uns dias, ao clicar no Google para iniciarmos uma pesquisa, a imagem de exibição que surgia era esta. Será que reparou nos pequenos fósseis representados?!
Isto porque no dia 11 de Janeiro de 2012 o Google preparou um doodle especial para assinalar essa data.
Doodle são imagens que o Google usa para homenagear acontecimentos e pessoas famosas em datas importantes. O Google usa imagens relevantes dessas datas ou pessoas e faz uma mistura com a sua própria marca e a imagem resultante é depois colocada no motos de busca, como a que está em cima.
Desta vez o Google homenageou o 374º aniversário de Nicolaus Steno, um cientista dinamarquês e um dos primeiros investigadores a estudar as posições relativas dos estratos em rochas sedimentares. Formulou o Princípio da Sobreposição dos Estratos ainda hoje fundamental para a interpretação da história da Terra, porque em qualquer parte do planeta indica a idade relativa das camadas das rochas sedimentares e dos fósseis nelas contidos.
Isto porque no dia 11 de Janeiro de 2012 o Google preparou um doodle especial para assinalar essa data.
Doodle são imagens que o Google usa para homenagear acontecimentos e pessoas famosas em datas importantes. O Google usa imagens relevantes dessas datas ou pessoas e faz uma mistura com a sua própria marca e a imagem resultante é depois colocada no motos de busca, como a que está em cima.
![]() |
Nicolau Steno |
quinta-feira, 5 de janeiro de 2012
BioDiversity4All - Biodiversidade para Todos
O projecto BioDiversity4All - Biodiversidade para todos está a criar uma base de dados online sobre a Biodiversidade em Portugal, fundamentada na participação activa da sociedade civil e da comunidade científica.
O BioDiversity4All cria a possibilidade de todos contribuirem com registos de observações de plantas, animais e fungos e de usufruirem dessa informação através de um site fácil e divertido de utilizar e explorar.
O projecto BioDiversity4All tem por missão unir o maior número de pessoas na promoção do conhecimento sobre a Biodiversidade procurando tornar-se na mais completa, acessível e conhecida base de informação sobre a distribuição de espécies a nível nacional.
O projecto BioDiversity4All tem por missão unir o maior número de pessoas na promoção do conhecimento sobre a Biodiversidade procurando tornar-se na mais completa, acessível e conhecida base de informação sobre a distribuição de espécies a nível nacional.
Paricipa e divulga.
Subscrever:
Mensagens (Atom)